segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Ensaios

EVOLUÇÃO URBANA E CONFIGURAÇÃO DA PAISAGEM URBANA DO CENTRO PRESERVADO DA CIDADE DE LAGUNA E OS FATORES DE MODIFICAÇÃO DA PAISAGEM


Arnon Burato Vieira*

          
       São vários os fatores que modificam a paisagem urbana fazendo com que uma nova configuração espacial seja criada e uma nova percepção do espaço e entendimento sobre o mesmo seja pensado devido às simples alterações de elementos que compõe a paisagem. Em centros preservados e tombados estas modificações e alterações são poucas e não tão agressivas, mas mesmo com o instrumento de tombamento acontecem intervenções capazes de descaracterizar totalmente ou contribuir para a descaracterização gradativa da paisagem urbana. Fato este que pode ser ocasionado pelo grande inchaço das cidades, órgãos e políticas públicas, consciência e conhecimento da população a respeito de patrimônio cultural, entre outros. Um dos itens mais perceptíveis na mudança da paisagem são as áreas verdes que cada vez mais são tomadas por novas edificações. O presente estudo tem por objetivo descrever a evolução urbana da cidade de Laguna assim como a construção e configuração de sua paisagem em diferentes épocas e os fatores que atualmente contribuem para a modificação e descaracterização do centro preservado de Laguna.


Palavras-chave: Laguna – Centro “Histórico” – Paisagem Urbana

*Acadêmico da sexta fase do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Educação Superior da Região Sul - CERES, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Um comentário: