sábado, 8 de outubro de 2011

Ensaios

CASA PINTO D’ULYSSÉA E FONTE DA CARIOCA
Por Bruna Fumagalli*

Dentre as diversas construções que hoje consolidam um patrimônio público e monumentos históricos de Laguna, a Casa Pinto D`Ulysséa, bem como as obras da Fonte da Carioca conseguem destacar-se por suas características peculiares de arquitetura e historicidade do século XIX.
A única chácara em meio urbano de Laguna da época, abrigava a residência da família do Tenente-Coronel Joaquim José Pinto D´Ulysséa, hoje “Secretaria de Turismo, Comércio e Indústria”, bem como um dos bens histórico, cultural e turístico de maior prestígio de Laguna, a Fonte da Carioca.
Uma cópia de Quinta Portuguesa em pleno centro histórico da cidade, com azulejos portugueses, pioneirismo no uso de platibanda, encantam a população, turistas e historiadores de todo o Brasil.
Este trabalho visa fornecer uma pesquisa acadêmica com características das obras mencionadas, relacionando-as ao contexto histórico arquitetônico da época de suas construções, bem como a análise formal e iconográfica das mesmas.

            Palavras-chave: Casa Pinto D´ulysséa. Fonte da Carioca. Laguna. Arquitetura. História.


*Estudante da Sexta Fase do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Educação Superior da Região Sul – CERES, centro da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário