domingo, 9 de outubro de 2011

Ensaios

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA E ARQUITETÔNICA DO CENTRO HISTÓRICO DE LAGUNA E DO CINE TEATRO MUSSI, ANTES E DEPOIS DE SUA INAUGURAÇÃO



Por Renne Turíbio*
           
                        
           
      Construído pela família Mussi, o Cine Teatro Mussi foi uma das construções mais modernas e requintadas de Laguna nos anos 50. Com o objetivo de dar a população um maior contato com a cultura cinematográfica e com o teatro, o cine teatro foi construído a altura das grandes edificações de São Paulo e Rio de Janeiro. Desde a inauguração, recebida com fervor pelos moradores da cidade, o Cine Mussi foi um dos pontos de encontros e namoros da cidade, com sessões variadas e filmes que atendiam a todos os gostos, desde desenhos até filmes para adultos. O cinema sempre contou com aparelhagens de primeira linha. Primeiramente utilizou os equipamentos Simplex, logo após modificações utilizou aparelhagens do CinemaScope, importado dos Estados Unidos. Mas, o requinte não ficava somente com as aparelhagens, o cine teatro é considerado ainda hoje, um dos melhores exemplares em Santa Catarina do estilo arquitetônico Art Déco, estilo esse que quebrou com o uso de ornamentos e se baseou em linhas geométricas nas edificações. Hoje, o Cine Mussi se encontra fechado e em estado de degradação, sofrendo com intempéries e com as patologias referentes a imóveis fechados. Desde 2007, o cine teatro é propriedade do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – que tem projetos de restauração e reforma para entregá-lo novamente à comunidade que o aguarda ansiosamente.



PALAVRAS-CHAVE: Cinema, Art Déco, Patrimônio.

Foto do Cine Teatro Mussi logo após a inauguração e com o letreiro original.
Acervo: Antonio Carlos Marega.


*Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Educação Superior da Região Sul - CERES, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário