domingo, 16 de outubro de 2011

Ensaios

A EMERGÊNCIA DO ECLETISMO EM LAGUNA NO SÉCULO XIX


 Francielle Marques Alves*



         A arquitetura eclética no Brasil, até pouco tempo desvalorizada por críticos e historiadores, presente desde o século XIX até as primeiras décadas do século XX, tem como referência uma soma de estilos arquitetônicos passados resultando em uma nova linguagem, utilizando elementos decorativos na fachada e nova ocupação do lote.  A imagem urbana de Laguna destaca-se, entre outros aspectos, pela sua heterogeneidade em tipologias arquitetônicas. Em seu Centro Histórico tombado, é possível encontrar exemplares de edificações características do Luso-Brasileiro, Eclético e Art Déco, construídas do final do século XVIII a meados do século XX. Na cidade, o movimento eclético caracterizou sua fase mais próspera, onde o grau de autoridade e o poder da sociedade podiam ser indicados através de suas grandiosas e adornadas edificações, com influências vindas das grandes cidades do país e, até mesmo, da Europa.



Palavras - Chave: Cidade de Laguna; Arquitetura; Movimento Eclético.


* Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Educação Superior da Região Sul – CERES, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Ensaios

A IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO DOS ANJOS

Por Cristiane Pscheidt*

Um dos símbolos de maior destaque da cidade de Laguna, a Igreja de Santo Antônio dos Anjos possuí inúmeros fiéis, devotos do santo, além de muitos visitantes que admiram a singularidade desta matriz. Está localizada entre o moro da Glória e a lagoa, inserida no centro histórico, destaca-se na paisagem da cidade. Desde o princípio a igreja teve um importante papel, marcou o início de um povoado que futuramente se tornaria Laguna. Primeiramente uma simples capela, construída a pedido do fundador da cidade para homenagear o santo protetor da expedição, e atualmente uma igreja de grande valor histórico, além de ser um ícone arquitetônico. Visto este contexto, o artigo descreve as transformações que a edificação sofreu ao longo do tempo; o surgimento da paróquia e das irmandades da igreja; as imagens de valor artístico e histórico presentes na mesma; e o recente restauro da igreja.   

Palavras-chave: Igreja; Santo Antônio dos Anjos; Imagem; Restauro.

*Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Educação Superior da Região Sul – CERES, da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Fotografias do Sr. Dalmo Faisca

        O Sr. Dalmo Faisca é um dos que já colaboraram com o projeto Memórias de Laguna. Este morador da cidade de Laguna possui muitas fotos antigas e originais da cidade.  Nos recebendo com muita receptividade no primeiro encontro, o Sr. Dalmo em contatos seguintes nos informou que colaboraria com a permissão do registro de algumas de suas fotografias (por scanner). Estas serão encaminhadas para a Biblioteca Municipal em formato digital.

Algumas de  suas fotos registradas pelo projeto:


Centro Histórico de Laguna em 1949


Antigo Centro da Cidade de Laguna


Aqui fica o nosso agradecimento pela colaboração. 

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Ensaios

EVOLUÇÃO URBANA E CONFIGURAÇÃO DA PAISAGEM URBANA DO CENTRO PRESERVADO DA CIDADE DE LAGUNA E OS FATORES DE MODIFICAÇÃO DA PAISAGEM


Arnon Burato Vieira*

          
       São vários os fatores que modificam a paisagem urbana fazendo com que uma nova configuração espacial seja criada e uma nova percepção do espaço e entendimento sobre o mesmo seja pensado devido às simples alterações de elementos que compõe a paisagem. Em centros preservados e tombados estas modificações e alterações são poucas e não tão agressivas, mas mesmo com o instrumento de tombamento acontecem intervenções capazes de descaracterizar totalmente ou contribuir para a descaracterização gradativa da paisagem urbana. Fato este que pode ser ocasionado pelo grande inchaço das cidades, órgãos e políticas públicas, consciência e conhecimento da população a respeito de patrimônio cultural, entre outros. Um dos itens mais perceptíveis na mudança da paisagem são as áreas verdes que cada vez mais são tomadas por novas edificações. O presente estudo tem por objetivo descrever a evolução urbana da cidade de Laguna assim como a construção e configuração de sua paisagem em diferentes épocas e os fatores que atualmente contribuem para a modificação e descaracterização do centro preservado de Laguna.


Palavras-chave: Laguna – Centro “Histórico” – Paisagem Urbana

*Acadêmico da sexta fase do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Educação Superior da Região Sul - CERES, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

domingo, 9 de outubro de 2011

Ensaios

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA E ARQUITETÔNICA DO CENTRO HISTÓRICO DE LAGUNA E DO CINE TEATRO MUSSI, ANTES E DEPOIS DE SUA INAUGURAÇÃO



Por Renne Turíbio*
           
                        
           
      Construído pela família Mussi, o Cine Teatro Mussi foi uma das construções mais modernas e requintadas de Laguna nos anos 50. Com o objetivo de dar a população um maior contato com a cultura cinematográfica e com o teatro, o cine teatro foi construído a altura das grandes edificações de São Paulo e Rio de Janeiro. Desde a inauguração, recebida com fervor pelos moradores da cidade, o Cine Mussi foi um dos pontos de encontros e namoros da cidade, com sessões variadas e filmes que atendiam a todos os gostos, desde desenhos até filmes para adultos. O cinema sempre contou com aparelhagens de primeira linha. Primeiramente utilizou os equipamentos Simplex, logo após modificações utilizou aparelhagens do CinemaScope, importado dos Estados Unidos. Mas, o requinte não ficava somente com as aparelhagens, o cine teatro é considerado ainda hoje, um dos melhores exemplares em Santa Catarina do estilo arquitetônico Art Déco, estilo esse que quebrou com o uso de ornamentos e se baseou em linhas geométricas nas edificações. Hoje, o Cine Mussi se encontra fechado e em estado de degradação, sofrendo com intempéries e com as patologias referentes a imóveis fechados. Desde 2007, o cine teatro é propriedade do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – que tem projetos de restauração e reforma para entregá-lo novamente à comunidade que o aguarda ansiosamente.



PALAVRAS-CHAVE: Cinema, Art Déco, Patrimônio.

Foto do Cine Teatro Mussi logo após a inauguração e com o letreiro original.
Acervo: Antonio Carlos Marega.


*Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Educação Superior da Região Sul - CERES, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

sábado, 8 de outubro de 2011

Visita ao Dr. Adilson Cadorin

      Dando continuidade as visitas para doações, empréstimos ou levantamentos de materiais referentes à cidade de Laguna, fomos visitar o Dr. Adilson Cadorin, advogado e ex-prefeito da cidade. Como nos foi informado, ele possui muitos documentos referentes a história da cidade de Laguna, além de livros sobre o mesmo de sua autoria. Nos recebeu muito bem em seu escritório, e após a apresentação do projeto para o mesmo, nos informou que marcaria um outro encontro com os acadêmicos, para a possibilidade de colaboração com o projeto.
      Nesta primeira visita, o Dr. Cadorin doou 4 livros de sua autoria para o projeto.

 Livros: Tordesilhas, muito mais que um tratado e Os botos de Laguna.

Ensaios dos acadêmicos voluntários do projeto

           A partir das atividades realizadas pelo projeto e, consequentemente, estando em contato com a história da cidade de Laguna, os acadêmicos voluntários escreveram artigos/trabalhos sobre pontos arquitetônicos e históricos da cidade. A partir disto, serão aqui expostos os ensaios destes trabalhos, para que toda a comunidade acadêmica e a população lagunense tenha contato com todos os trabalhos realizados a partir do projeto Memórias de Laguna.



Ensaios

CASA PINTO D’ULYSSÉA E FONTE DA CARIOCA
Por Bruna Fumagalli*

Dentre as diversas construções que hoje consolidam um patrimônio público e monumentos históricos de Laguna, a Casa Pinto D`Ulysséa, bem como as obras da Fonte da Carioca conseguem destacar-se por suas características peculiares de arquitetura e historicidade do século XIX.
A única chácara em meio urbano de Laguna da época, abrigava a residência da família do Tenente-Coronel Joaquim José Pinto D´Ulysséa, hoje “Secretaria de Turismo, Comércio e Indústria”, bem como um dos bens histórico, cultural e turístico de maior prestígio de Laguna, a Fonte da Carioca.
Uma cópia de Quinta Portuguesa em pleno centro histórico da cidade, com azulejos portugueses, pioneirismo no uso de platibanda, encantam a população, turistas e historiadores de todo o Brasil.
Este trabalho visa fornecer uma pesquisa acadêmica com características das obras mencionadas, relacionando-as ao contexto histórico arquitetônico da época de suas construções, bem como a análise formal e iconográfica das mesmas.

            Palavras-chave: Casa Pinto D´ulysséa. Fonte da Carioca. Laguna. Arquitetura. História.


*Estudante da Sexta Fase do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Educação Superior da Região Sul – CERES, centro da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.