quinta-feira, 14 de abril de 2011

Semana de 09 a 16 de Abril

Durante esta semana realizamos apenas uma visita ao Dr. Márcio José Rodrigues, que nos falou sobre muitas curiosidades da vida antiga na cidade de Laguna, colaborando também com o projeto através da doação de um livro, escrito pelo próprio, de título A Confraria, que fala sobre a irmandade do sacramento, de Santo Antônio e também orações e contos da Igreja Matriz de 1753 até 2003 (250 anos).
Dr. Márcio nos emprestou seis livros relacionados história de Laguna, para registro através de cópia e/ou fotografia, que depois serão destinados, junto com o livro doado, para a Biblioteca Municipal.
Aqui ficam nossos agradecimentos ao Dr. Márcio José Rodrigues, mais uma vez, pela disponibilidade em nos receber em seu consultório, e também pela colaboração ao projeto Memórias de Laguna.


Porta Janela do Casaril onde se encontra o consultório do Dr. Márcio.
 Clique na imagem para vê-la com maiores detalhes




Dr. Márcio assinando o seu livro que doou para o projeto.
Clique na imagem para vê-la com maiores detalhes




Acadêmicos com o Dr. Márcio, finalizando a visita.
Clique na imagem para vê-la com maiores detalhes

 O Dr. Também possui um Blog, com pensamentos e curiosidades sobre a cidade: www.docmarcio.blogspot.com

sábado, 9 de abril de 2011

Semana de 04 a 08 de Abril

Luani e seus acompanhantes realizaram, através de uma lista com nomes de antigos moradores da Cidade de Laguna, visitas em busca de documentos e/ou fotos antigas para doação ou registro em forma de cópia e/ou fotografia. 
 Foram satisfatórios os resultados desta semana inicial, pois as pessoas da lista foram bem receptivas e se mostraram dispostas a nos ajudar com o projeto e, mesmo ainda não obtendo grande sucesso em questão de doações, todos se disponibilizaram para realizar o registro dos documentos em uma segunda visita,  e compreenderam a importância do arquivamento desses documentos na biblioteca pública para que  toda a população lagunense possa ter acesso a tais materiais.
            Visitando também a igreja matriz da cidade, em conversa com o Sr. Nelson Siqueira, pode-se ter um contato com documentos muito antigos relacionados à história da igreja, entre outras curiosidades sobre a edificação e o seu passado. Nos foi permitido o registro de alguns desses documentos através de fotografia. 
         Além do trabalho de acadêmicos voluntários do projeto, contamos também com a parceria da Biblioteca Municipal de Laguna, para analisar documentos relacionados à cidade presentes na biblioteca, para um futuro arquivamento digital que venha facilitar a busca e o acesso aos documentos e fotografias por meio de palavras chaves. 

 Seguem baixo algumas fotos da visita na igreja matriz santo Antonio dos anjos.

        Clique na imagem para vê-la com maiores detalhes

Clique na imagem para vê-la com maiores detalhes


     Agradecemos a todos e esperamos que toda a população continue colaborando com nosso sério trabalho, pois é muito importante termos em registro a história de uma cidade com tanta importância histórica.