sábado, 11 de junho de 2011

Acadêmicas no IPHAN

O trabalho realizado paralelamente às visitas para coleta e/ou levantamento de materiais referentes à cidade de Laguna é o de análise de documentos já existentes, tanto na Biblioteca Pública quanto em instituições como IPHAN e o Arquivo Público Municipal, onde ambos já apresentam materiais sobre a cidade, porém não apresentando um arquivamento digital. Este é o objetivo principal dessa etapa de análise, onde posteriormente serão organizados digitalmente, facilitando o processo de pesquisa.

Foto 1 – Acadêmicas analisando os documentos referentes à Laguna no IPHAN.

As acadêmicas encarregadas no trabalho de análise de materiais em instituições já estão finalizando no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, onde irão iniciar o trabalho no Arquivo Público Municipal, localizado na Casa Candemil.







quinta-feira, 9 de junho de 2011

Visita à Antônio Carlos Marega

Seguindo a lista de moradores antigos da cidade de Laguna, visitamos o Sr. Antônio Carlos Marega, sendo este o morador que apresenta o maior acervo particular da cidade. Em uma primeira visita para apresentação do projeto a ele, fomos muito bem recebidos e o Sr. Marega se disponibilizou a colaborar. Combinamos uma segunda visita, onde nesta começaríamos a levantar documentos sobre algum tema em especial da cidade de Laguna, o qual seria combinado anteriormente com ele, para melhor organização. E nesta segunda-feira (06/06) voltamos lá e o tema escolhido foi o Jardim em frente à Igreja Matriz conhecido como Praça Vidal Ramos, mas que na verdade se chama Colheiros da Graça, chamando-se Vidal Ramos as ruas que circundam o jardim. Várias fotos antigas sobre este foram levantadas, onde serão analisadas e armazenadas na Biblioteca Municipal de Laguna, em CDs para fontes de pesquisa.

Foto 1: Antônio Carlos Marega nos recebendo em seu escritório, nos mostrando e explicando os materiais (fotos) sobre a história do Jardim Colheiros da Graça.

Foto 2:  Foto aérea do Jardim nos anos 50. Esta e outras fotos estarão presentes na Biblioteca Municipal para pesquisa e conhecimento de toda a população lagunense.